Quem sou eu

Quem sou eu
Maurílio Júnior - formado em pedagogia pela UERN,Especialização em Gestão Escolar pela UFRN, professor efetivo da rede municapal de ensino do município de Mossoró/rn e Gestor escolar da Escola Municipal Professor Morais Filho.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

1. O DIREITO A EDUCAÇÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA BÁSICA

Vamos explorar o nosso tema mostrando que Desde 1948, após a 2ª guerra mundial, com a declaração universal dos direitos humanos, a educação vem sendo vista como um dos meios mais eficazes para combater todo o tipo de discriminação e propiciar uma melhor condição de vida para todos os povos.

1.1 O DIREITO Á EDUCAÇÃO

Foi a partir desse princípio que a organização mundial das nações unidas (ONU) vem, historicamente, por meio de suas agencias elaborando acordos para que o direito à educação seja reconhecido entre os seus países membros. Entre esses acordos destacam-se:

1º) A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA - aprovada em 1959, por 78 nações estabelece em seu princípio 7º que “A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário”.

2º) A CONVENÇÃO RELATIVA À LUTA CONTRA AS DISCRIMINAÇÕES NA ESFERA DO ENSINO – aprovada em 1960, recomenda aos países membros que conceda, em condições de igualdade, o ensino primário obrigatório e gratuito na rede pública de ensino para as crianças em idade escolar, bem como, a gratuidade para todos àqueles que não receberam instrução primária na idade escolar, por meios de programa específicos.
Dessa forma a convenção vê a discriminação no ensino como uma violação aos direitos humanos e procura conseguir igualdade de tratamento por meio da garantia do direito á educação para todos os povos, independentemente de sexo, raça ou condição financeira.

3º) A DECLARAÇÃO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS - aprovada em 1990, por 155 nações, reafirma que a educação “é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro”. E para garantir a universalização do ensino e, com qualidade, esta conferência elaborou um documento contendo 10 artigos contemplando objetivos e metas bem como um plano de ação a serem perseguidos pelos países membros para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagens a todos os povos do mundo.

4º) A DECLARAÇÃO DO MILÊNIO DAS NAÇÕES UNIDAS – elaborada por 191 países também reafirma o direito à educação como direito universal. Por isso definiu, dentre outros objetivos, que até o ano de 2015 todos os países participantes iriam velar para que as crianças de todo o mundo possam concluir um ciclo completo de ensino primário e que as crianças de ambos os sexos tenham acesso igual a todos os níveis de ensino.
Como vimos há uma luta histórica para que todos os povos tenham direito à educação e que, pouco a pouco, esta conquista vai se alargando através dos acordos firmados pelos países membros da ONU que procura a cada encontro, a cada convenção, repactuar o compromisso de educação para todos.

No Brasil o direito a educação é garantido pela constituição federal onde em seu art. 205 estabelece que “a educação, direito de todos e dever do estado e da família....”. Este direito também é ratificado pela LDB que no seu art. 2º determina que a educação é dever da família e do estado e, no art. 6º diz “que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental”, bem como pelo art. 55 do ECA que diz “os pais ou responsável tem a obrigação de matricular seus filho ou pupilos na rede regular de ensino”.

1.2 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA

Com relação à função social da escola pública, esta deve ser um espaço de socialização e construção do conhecimento. A escola é um espaço privilegiado onde os indivíduos têm a oportunidade de se apropriar do conhecimento historicamente produzido pela humanidade. E é através dessa apropriação e da análise do meio que o cerca que o homem, num processo dialético de ação e reflexão, utiliza esses conhecimentos para manter ou transformar a sua realidade. É como afirma Patitat (1994) “a escola contribui para a reprodução da ordem social. No entanto, ela também participa de sua transformação...”.
Conhecedores dos princípios legais e, procurando garantir o direito à educação, nós adotamos em nossa unidade de ensino ações concretas que buscam efetivar uma educação de qualidade norteada e amparada nesses dispositivos. Portanto, tais ações se concretizam quando:

1. No âmbito do direito a educação: fazemos uma pesquisa junto a nossa comunidade para sabermos se todas as crianças e jovens com idade de 06 a 14 anos estão freqüentando a escola. Essa pesquisa é realizada no início de cada ano letivo, por meio de reunião com toda comunidade escolar e local, como também por meio das reuniões do conselho escolar. Caso seja detectado que há alguma criança ou adolescente em idade escolar fora da escola, nós acionaremos o conselho tutelar.
2. Para garantirmos a freqüência dos alunos e evitarmos a evasão escolar: monitoramos diariamente à freqüência dos alunos, por meio de formulários próprios e, se constatarmos ausências acima do percentual permitido por lei, convidamos às famílias a virem à escola para se justificarem. Permanecendo a infrequência dos mesmos acionamos o conselho tutelar da criança e do adolescente de acordo como determina a legislação.
3. Com relação à gestão democrática: nós procuramos garantir este dispositivo legal de diversas formas. Primeiro, procuramos desempenhar bem o certo grau de autonomia que esses dispositivos nos oferecem nos aspectos:
· Admistrativo – procuramos desenvolver nossas atividades de acordo e respeitando as normas legais, tais como: cumprir as jornadas de trabalho, cumprir a carga horária destinadas à sala de aula, bem como as reservadas aos planejamentos, reuniões, etc., cumprir o regimento escolar, o calendário escolar e o que determina o nosso plano de ações.
· Pedagógicos – nós elaboramos o nosso projeto político pedagógico de maneira coletiva com todos os segmentos que compõem a escola, onde cada um participa com sugestões e opiniões que resultam no projeto em forma de documento. Depois, com o documento pronto e com as metas estabelecidas pelo o nosso sistema de ensino, fazemos o confronto de idéias onde surge o nosso plano anual de metas que contempla todas as ações a serem desenvolvidas pela escola, bem como determina e delega a cada segmento a co-responsabilidade pela sua execução.
· Financeiro – os recursos recebidos das diversas receitas: PDDE (programa dinheiro direto na escola), merenda escolar, PDE (plano de desenvolvimento da escola), PROMEM (programa de manutenção das escolas municipais), são apresentados a nossa comunidade escolar, onde a mesma se reúne em assembléias do conselho escolar e elaboram, juntamente com a direção da escola, um plano para a aplicação desses recursos, obedecendo ao que determina a lei sobre despesas de capital e custeio.

37 comentários:

  1. Parabéns Mala, o blog ta blz. Mandarei algumas postagens pra vc.

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou estudando para o concurso público do magistério em Florianópolis e um dos tópicos do conteúdo programático é exatamente O direito à educação e a função social da escola pública contemporânea. Você acha que esse tema está completo aqui no seu blog ou você me recomendaria mais alguma coisa para ler sobre esse assunto?
    Desde já agradeço
    Abraço
    Malu

    ResponderExcluir
  3. Boa Sorte Malu!!! Meu nome é Valdicéia e também estou estudando para o concurso do magistério de Florianópolis.
    Parabéns Murílo pelo blog
    Meu e-mail é valdiceia_chaves@terra.com.br bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! meu nome é Eliane e também estou estudando para o concurso de Floripa, achei muito bom o teu blog, pois não é muito fácil de encontar exatamente o material necessário para estudar para o concurso. Se puder me mandar o material eu agradeceria.
    E-mail nanyflores@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi. Mais uma para o concurso de Floripa :)
    Se puderes me mandar algum material, agradeço! luziane09@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi estou estudando para um concurso do magistério em foz do iguaçu e gostei muito deste texto se puderes me mandar mais auguma coisa.Desde já agradeço.Meu e-mail é, cleo_defoz@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. Oi estou estudando para um concurso em foz do iguaçu e gostei muito desse blog pois é de facíl compreensão.Se você puder me mandar mais alguma coisa sobre esse tema eu lhe agradeço muito.Meu e-mail é.cleo_defoz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, achei teu blog agora, tb estudando pra o concurso de floripa. Se puderes me enviar o material por e-mail, fico mui agradecida desde já.
    Raquel
    racrbe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu também estou estudando para o concurso de Florianópolis, se puder me enviar o material pra mim também, ficarei agradecido!
    Meu nome é Anderson e meu e-mail é: andersonerik445@hotmail.com... desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  10. opa
    mais um estudando para concurso
    se puderes mandar um material retativo ao tema, eu agradeceria!
    rawebo@hotmail.com

    Abraço, Rafael.

    ResponderExcluir
  11. Oi

    podes me mandar tb esse material? mto bom teu blog...meu email e alini_gta@yahoo.com.br

    desde ja agracedida Alini

    ResponderExcluir
  12. OI,estou fazendo um curso de formação para gestão,gostei muito do seu materail exposto,gostariaque vc mandasse por email tudo que vc tem.
    Desde já agradeço
    email:gesianamiranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de receber material sobre o tema: DIREITO A EDUCAÇÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA. Parabéns pelo Blog. Fernanda fs_knabben@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. OI,ESTOU ESTUDANDO PARA UM CONCURSO E GOSTARIA DE RECEBER ALGUM MATERIAL SOBRE: A FUNÇAO SOCIAL DA ESCOLA PUBLICA CONTEMPORâNEA.PARABÉNS PELO BLOG. EMAIL:IRISPEDAGOGIA@HOTMAIL.COM.BR

    ResponderExcluir
  15. Oi Maurílio,estou me preparando para futuros concursos,preciso também do material sobre a função social da escola publica contemporânia.Agradeceria muito se conseguisse para mim.Meu e-mail é HELYNAMASTE@YAHOO.COM.BR.
    Fico muito satisfeita em saber que podemos contar com proficionais que se comprometem realmente com a educação,já que só assim poderemos ser pessoas mais conscientes.
    Atenciosamente Eliane Ferrreira de Florianópolis.

    ResponderExcluir
  16. Olá Maurílio, fiquei muito interessada em sua tese e principalmente na forma como podes estar auxiliando via e-mail, pessoas com dificuldades em encontrar alguns assuntos para concursos. Quando li o recado deixado por Luciano me deu uma luz. Então te mandei um e-mail e espero que possamos manter contato para dúvidas que poderei ter futuramente como esta que tenho hoje.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu também estou estudando para o concurso de Fpolis procurando maerial achei seu blog.se puder me enviar o material pra mim também, ficarei agradecida!
    Meu nome é Ana e meu e-mail é: anarufino_ana@hotmail.com
    Atenciosamente
    ANA

    ResponderExcluir
  18. Olá Maurílio Junior!!!
    Também estou a procura de material de estudo para o concurso. Espero um dia chegar às suas conclusões. Se puderes me ajudar enviando seu material, ficarei muito grata. Obrigado! Um abraço!!!
    Meu nome é Ediclelsa e e-mail é: edi.soareslg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Maurílio Junior...
    Como toda esta galera, também estou à procura de mais materiais sobre este tema. E agradeceria muito se pudesse me enviar algo a mais.
    Meu e-mail é: jacquemj01@hotmail.com
    Desde já, agradeço a atenção.
    Jacqueline Menezes

    ResponderExcluir
  20. Olá Murilo, também gostaria de receber seu materia via email, gostei muito do tema e também estou estudando.Também tenho um blog http://edukidskarine.blogspot.com/, e meu email é karinebritorocha@uol.com.br. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  21. Oi Murilo!
    Tbm estou estudando para o concurso, se você pudesse mandar algum material pra mim, ficaria muito grata.
    angelicanalu@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tbm estou estudando e ficaria agradecida se pudesse m ajudar tbm enviando dicas e materiais uteis a concurso.Um abraço e agradecida(quelencintia@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  23. Oi Tbm gostaria de ter acesso ao seu material,vou fazer o concurso da prefeitura de Floripa no proxímo mês,ficaria muito grata pela sua colaboração.
    Bernadete- be_osilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Maurílio!
    Parabéns pelo blog. Gostaria de receber também material para estudos. rosangelaesilva@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Também farei o concurso aqui em Florianópolis e se você puder me enviar teu material agradeço.
    Meu e-mail é:
    mariceia@hotmail.com
    Tua terra é linda, eu conheci faz um tempinho.
    Grande Abraço
    MAricéia

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Também farei o concurso em Florianópolis e se você puder me enviar teu material desde já agradeço.
    Meu e-mail é:
    ademilde_ramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelos excelentes conteúdos do seu blog.


    Também farei o concurso em Florianópolis e se você puder me enviar o material ficaria agradecida.
    Meu e-mail é:
    eutimiaval@pop.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Também farei o concurso em Florianópolis para professor, assim que se você também puder me enviar o material por email, seria de enorme ajuda.
    Email: michelebarros@hotmail.com.br
    Obrigada por tudo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  29. Oi, eu também vou participar
    do concurso de Florianópolis
    e se puder me enviar o material, agradeceria muito.
    e-mail: Shaii__K@hotmail.com

    Obrigada, desde já
    agradeço pela colaboração.
    Shaiani Krummenauer

    ResponderExcluir
  30. Oi Maurílio! Mais uma estudando pro concurso.. poderias me mandar o material também? :)
    O email é: danihistoria2006@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Mais uma estudando pro concurso.. poderias me mandar o material também? :)
    Meu email é:claudia.toco@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. O Brasil inteiro se preparando p o concurso.
    eu tb.Gostaria de receber o material.
    Meu email : anamariabessa123@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Oi, eu também vou participar
    do concurso de Florianópolis para auxiliar de sala
    e se puder me enviar o material, agradeceria muito.
    e-mail é marisaerica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. OI, TAMBÉM VOU PARTICIPAR DE CONCURSO PÚBLICO, SE PUDER ME ENVIAR ALGUM MATERIAL PARA ESTUDO, AGRADECERIA MUITO.
    e-mail é diegoalessandrolopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Maurílio,
    Não queria ser repetitiva, mas está difícil, rsrsrs. Tambem estou estudando para concurso, se você puder me enviar algum material sobre o assunto eu agradeço...
    carolffranca@hotmail.com
    Muito obrigada
    Carolina de Faria e frança

    ResponderExcluir
  36. Olá Maurílio,
    Também encontrei seu blog procurando material de estudo para concurso e se for possível, me envie material sobre o assunto.
    acs_marcia_rossi@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  37. Também, como o pessoal de 2009, estou estudando para concurso de professor de Educação Física em Floripa. Acredito que não está bem completo o material, mas da pra ter uma boa noção certo?

    ResponderExcluir